|
O curta-metragem "O Menino Quadradinho" é baseado na obra homônima do autor Ziraldo, considerado um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos. O projeto é um dos vencedores do "Prêmio Nacional de Incentivo à Produção de Curtas-Metragens Infanto-Juvenis" de 2006 do Ministério da Cultura.
Produzido pelo Oger Sepol Produções e Digital Spirit Animation, o filme é uma simpática metáfora para o processo de alfabetização. Conta, de uma forma onírica, as aventuras de um garoto que vivia dentro de um gibi. Lá era feliz e livre para controlar seu próprio universo. Até que um dia ele acorda e se vê em meio ao nada. Não existem mais quadrinhos a sua volta, tudo está diferente. Assustado, ele acaba encontrando as palavras, com as quais nunca antes tivera contato. Passa aos poucos a se relacionar com elas, aprendendo enfim a usá-las para contar sua própria história.
"O Menino Quadradinho" apresenta diferentes propostas de linguagem. É uma mescla de formatos, com recursos de filmagem e de animação em 2D e 3D. Com dublagens de Kayky Brito e Sidney Magal e a participação de atores de reconhecido talento, o curta-metragem alia a linguagem audiovisual contemporânea a um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira de forma educativa, divertida e ousada. |
|